bannerNOSSOS SERVIÇOS

Medicina e Segurança no Trabalho Completa: Laudos PPRA, PCMSO, PPP, LTCAT, PCMAT;

Exames admissionais, demissionais, retorno ao trabalho, avaliação médica, Laboratório e Fonoaudiologia;

Rede de atendimento presente em todo o território nacional, atendimento dinâmico e com qualidade;

Os exames podem ser feitos em sua própria empresa;

Assessoria técnica para a Segurança no Trabalho, Curso da CIPA e Implantação;

Assessoria em perícias médicas;

PCMSO

Toda empresa que possui funcionários registrados precisa contar com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, conhecido como PCMSO.

O PCMSO visa detectar precocemente doenças relacionadas ao ambiente de trabalho para promover e preservar a saúde dos funcionários.

O médico coordenador do PCMSO tem como objetivo diagnosticar o estado físico do funcionário por meio de exames médicos ocupacionais como Pré-Admissionais, Periódicos, Retorno ao Trabalho, Mudança de Função e Demissionais.

Além disso, o médico pode contar com exames complementares, como por exemplo, os laboratoriais, os audiométricos e os radiológicos para auxiliar no diagnóstico.

Após finalizar o diagnóstico do paciente, o médico faz um relatório e orienta o procedimento a ser tomado pela empresa baseado nos resultados obtidos. Para finalizar o processo o médico arquiva o documento e o deixa disponível para empresa, pois o PCMSO pode ser utilizado mesmo após o desligamento do funcionário.

Segundo a NR 07 os documentos relacionados aos exames tem que ser guardados por um período mínimo de 20 anos após o desligamento do empregado.

Caso a sua empresa ainda não conte com esse programa entre em contato conosco, pois a implantação da PCMSO é obrigatória e ela tem influência direta na produtividade da sua empresa.

PPRA

O PPRA é um programa que consiste na criação de uma metodologia de ação que tem como objetivo preservar a saúde e garantir a integridade física dos trabalhadores levando em conta os riscos presentes no ambiente de trabalho.

Este programa de gerenciamento de atividades visa proteger o funcionário de riscos ambientais presentes nos ambientes de trabalho que podem ser classificados como agentes físicos, químicos e biológicos.

Alguns dos exemplos de riscos ambientais são ruídos, vibrações, temperaturas extremas, poeiras, gases, vapores, bactérias, fungos, bacilos, parasitas, entre outros.

Por lei todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados tem a obrigação de implementar o PPRA. No entanto o PPRA tem de ser desenvolvido especificamente para cada ramo de atuação, adaptando o programa a realidade da empresa.

Dependendo do tamanho da empresa ela deve ter seu próprio Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho para implantação do PPRA. As empresas que não são obrigadas por lei a manter um serviço próprio, devem contratar uma empresa ou profissional especializado na elaboração e implementação do PPRA.

A função do PPRA é antecipar e controlar os riscos que possam surgir no ambiente de trabalho.

Consulte-nos para mais informações.

CIPA

A CIPA ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo prevenir acidentes de trabalho e regulamentar as condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança do funcionário.

A CIPA que atua como um ponto de referência entre empregadores e empregados que precisam agir em conjunto para prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.

Uma das principais responsabilidades da CIPA é a elaboração dos mapas de risco da empresa. O mapa é elaborado com a assessoria do SESMT e visa identificar os riscos do processo de trabalho.

Outra das principais atribuições das CIPAS é promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). Normalmente as empresas realizam a SIPAT no segundo semestre do ano por possuírem mais dados sobre as condições de segurança no local de trabalho.

A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.

A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, sendo que o Presidente é indicado pelo empregador, o Vice Presidente é nomeado pelos representantes dos empregados e o Secretário e o Suplente são escolhidos em comum acordo por ambas as partes.

LAUDOS

Toda a empresa precisa avaliar o local de trabalho para identificar os riscos presentes para o empregado.

Segue abaixo os laudos realizados pela BFA Medicina do Trabalho:

• Laudo de Periculosidade:

Atesta se os empregados têm ou não direito ao recebimento do adicional de periculosidade em virtude da exposição a agentes nocivos como explosivos e eletricidade, levando em conta as legislações específicas e as proteções fornecidas pela empresa.

• Laudo de Elétrico:

O Laudo Elétrico verifica as questões de segurança aplicáveis em todas as instalações elétricas e propõe soluções para a adequação das irregularidades, possibilitando a diminuição das ocorrências relativas às instalações elétricas irregulares.

• Laudo do Corpo de Bombeiros:

Atesta se o local de trabalho possui os requisitos mínimos de segurança para a realização das atividades funcionais da instituição.

• Laudo de Compressores e Caldeiras:

Estabelece todos os requisitos técnico-legais relativos à instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho.

PALESTRAS E CURSOS

A BFA Medicina do Trabalho é uma empresa totalmente dedicada à preservação da saúde e a manutenção da segurança no ambiente de trabalho.

Sempre buscando ajudar os clientes a atingir seus objetivos profissionais, a BFA ministra palestras e cursos com o intuito de conscientizar as empresas e funcionários da importância da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.

Nossas palestras buscam mostrar os caminhos para prevenir acidentes e melhorar o ambiente de trabalho, de modo que a empresa entenda como é importante preservar a saúde e integridade física do funcionário, de modo que ele possa desempenhar suas atividades com total dedicação e consequentemente aumente sua produtividade.

Entre em contato e saiba mais sobre nossas palestras.

AUDIOMETRIA E OUTROS EXAMES COMPLEMENTARES

Os exames complementares tem como principio fundamental auxiliar na elaboração de um diagnóstico que não pode ser definido por outros meios.

O médico pode utilizar o recurso dos exames complementares quando julgar que exame clínico não é suficiente para levantar os dados necessários para elaborar o quadro clínico do paciente.

Na área da saúde ocupacional alguns dos exames mais comuns são o de Acuidade visual e Audiometria, o primeiro avalia a visão do trabalhador e o segundo a qualidade da audição do empregado.

Consulte-nos sobre nossos exames complementares.

MEDICINA PREVENTIVA

A medicina preventiva dedica-se à prevenção da doença ao invés de seu tratamento.

A ideia principal é proteger a saúde por meio de mudanças simples no dia a dia que visam evitar que qualquer doença se instale no corpo e prejudique nosso bem-estar.

A adoção de um estilo de vida saudável com a prática de exercícios e alimentação saudável são algumas das ferramentas utilizadas pela medicina preventiva para evitarmos doenças e mantermos a saúde.

Entre em contato com a BFA para saber um pouco mais sobre nosso programa de Medicina Preventiva para ajudar você e seus funcionários a cuidar da saúde e manter a qualidade de vida.

Atendemos na própria empresa, com toda nossa equipe: Médico, fonoaudióloga, laboratório, todos os exames que o médico coordenador determinar por ramo de atividades serão realizados.

* Para as empresas com mais de 15 colaboradores